Inicio
Eventos
Por projeto
Por curso
Ăltimos Eventos
PrĂłximos Eventos
Agenda do dia
NotĂcias
Login
Evento
Inicio
Projeto
Momento SĂncrono - ViolĂȘncia simbĂłlica e violĂȘncia fĂsica: Uma reflexĂŁo sobre a Escola e as classes sociais
Momento SĂncrono - ViolĂȘncia simbĂłlica e violĂȘncia fĂsica: Uma reflexĂŁo sobre a Escola e as classes sociais
Inscreva-se
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Sobre este evento
Problema se instaura no que diz respeito Ă formação dos filhos de uma grande parte da população brasileira. Em qual escola colocar o filho para estudar? Particular ou pĂșblica? Nesta dualidade surgem alguns dados que causam uma certa angĂșstia perante essa decisĂŁo. De um lado a crescente violĂȘncia fĂsica das escolas pĂșblicas onde Ă© constatada violĂȘncia de alunos com professores e de professores com alunos. Ou dos alunos entre si. Por outro lado, existe a violĂȘncia simbĂłlica, pois a famĂlia jĂĄ pensa que aquela escola âĂ©â de uma classe social diferente da sua. Aqui aparece o problema financeiro. Mas, ambas as violĂȘncias sĂŁo danosas Ă dimensĂŁo psĂquica e cognitiva da criança ou adolescente. Registros de professores anunciam que essa violĂȘncia simbĂłlica Ă© bem visĂvel em sĂ©ries iniciais e principalmente quando a escola Ă© de classe social alta onde existem alunos bolsistas â sejam dos filhos dos prĂłprios funcionĂĄrios ou nĂŁo. Mas, esses mesmos professores relatam, tambĂ©m, que a violĂȘncia Ă© corriqueira no ensino fundamental e mĂ©dio. Logo, o adolescente ou criança que passa por eventuais discriminaçÔes devido sua classe social desfavorecida pode ter sua autoestima comprometida. Portanto, Ă© necessĂĄrio tornar esta problemĂĄtica pĂșblica visando açÔes que possam modificar esta realidade de anulação da pessoa humana seja na esfera pĂșblica ou privada
Programação
12/06/2023 19:00 Ă s 19:45 | Principal
Programação sem detalhes
Compartilhe:
Palestrantes
Inscreva-se
Outros eventos que talvez vocĂȘ possa curtir
EDUCAĂĂO E MOVIMENTO SOCIAL
Momento SĂncrono
Movimentos sociais e a soberania de nação
Momento SĂncrono
Para uma educação do cotidiano