Objetivamos com essa temática realizar um exercício de critica e apreensão da
realidade educacional interligada aos avanços tecnológicos que promovem novas
expressões socioculturais. Entendemos que esse pensar é de natureza urgente, pois nos
esclarece sobre as profundas transformações sociais que o século XXI impõe afetando
diretamente todo o campo da vivencia social, politica e econômica. Essa nova expressão
existencial edifica novas posturas onde surgem diversos questionamentos sobre o tipo
de sociedade e, consequentemente, de moralidade que irá moldar o comportamento humano
em relação ao uso das novas tecnologias. Mediante a isto, é fundamental uma reflexão
atenta para essa sociedade e os processos educacionais, haja vista, a educação ser uma
manifestação social que implica em relações humanas, logo é necessário nos inteirarmos
dessa problemática para compreendermos as bases essenciais dos processos de
formação do ser humano que assumi novos papeis sociais ao âmbito subjetivo e
profissional. Portanto, a temática em questão procura refletir e interrogar este novo
momento proporcionado pelos processos tecnológicos nas intervenções educacionais e, acima de tudo, os resultados dessa interação ao campo da práxis humana.